AULA DE CAMPO COM TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS: GÊNERO E SEXUALIDADE NAS ESCOLAS

 A sigla "LGBTQIAPN+" em português representa uma variedade de orientações sexuais, 

identidades

de gênero e expressões de gênero diversas. Cada letra na sigla representa um grupo diferente dentro da comunidade LGBTQ+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queer, Intersexuais, Assexuais, Pansexuais e outras identidades não especificadas). Aqui está um resumo do que cada letra geralmente representa:

1.     L - Lésbicas: Referem-se a mulheres que têm atração romântica, emocional e/ou sexual por outras mulheres.

2.     G - Gays: Geralmente usado para descrever homens que têm atração romântica, emocional e/ou sexual por outros homens. Também pode ser usado de forma mais ampla para descrever qualquer pessoa que tenha atração por pessoas do mesmo gênero.

3.     B - Bissexuais: Refere-se a pessoas que têm atração romântica, emocional e/ou sexual por pessoas de mais de um gênero. Isso pode incluir atração por homens e mulheres, bem como por pessoas não binárias ou genderqueer.

4.     T - Travestis e Transexuais: Descrevem pessoas cuja identidade de gênero difere do sexo atribuído a elas ao nascer. Algumas pessoas preferem o termo "travesti", enquanto outras preferem "transexual". Ambos os termos são usados para descrever experiências diferentes de identidade de gênero.

5.     Q - Queer: "Queer" é um termo que foi reapropriado por algumas pessoas dentro da comunidade LGBTQ+ e pode ser usado como um termo guarda-chuva para qualquer pessoa que não se identifique estritamente como heterossexual ou cisgênero. Também pode representar "questionamento" para aqueles que estão explorando sua orientação sexual ou identidade de gênero.

6.     I - Intersexuais: Pessoas intersexuais nascem com variações em sua anatomia reprodutiva ou sexual que não se encaixam nas definições típicas de masculino ou feminino. A intersexualidade é uma característica biológica, não uma orientação sexual ou identidade de gênero.

7.     A - Assexuais: A assexualidade refere-se a pessoas que não experimentam atração sexual por ninguém, independentemente de seu gênero. A assexualidade é uma orientação sexual válida.

8.     A - Arromânticos: Indivíduos arromânticos não experimentam atração romântica por outras pessoas, mas podem experimentar outros tipos de atração, como atração sexual ou platônica.

9.     P - Pansexuais: A pansexualidade, ou omnissexualidade, refere-se a pessoas que têm atração por pessoas de todos os gêneros e não baseiam sua atração no gênero.

10. N - Não binários ou Genderqueer: Pessoas não binárias ou genderqueer não se identificam exclusivamente como homens ou mulheres. Elas podem se identificar como ambos, nenhum, uma combinação de ambos ou como um gênero diferente.

O "+" no final da sigla representa a inclusão e reconhece que existem outras identidades e orientações não mencionadas explicitamente na sigla.

É importante observar que a linguagem e a terminologia dentro da comunidade LGBTQ+ continuam a evoluir, e as pessoas podem usar termos diferentes para descrever suas identidades e experiências. Respeitar e usar os termos e pronomes que as pessoas preferem é fundamental para apoiar os indivíduos LGBTQ+ e seus direitos.

 

No dia 04/09/2023 a Profª de Educação Física, Amanda Fontenele e os professores de Linguagens da CEJA GG realizaram uma aula de campo na  Praça Francisco Simão com objetivo propor uma abordagem de consciência corporal e autoconhecimento do aluno, a fim de obter uma reflexão crítica de si próprio. Compreender que o gênero e a sexualidade na escola possuem importância em plena demasia, tendo em vista que são fundamentais quando se referem ao empoderamento e a convivência social.  

Objetivos específicos: 

        Promover discursão sobre o gênero e a sexualidade como temas contemporâneos transversais presentes nas aulas de Educação Física.

        Discutir sobre o processo histórico de convivência humana. Aprender a observar, registrar e analisar as interações entre pessoas e entre estas e os diferentes ambientes, principalmente o escolar.

•        Debater as relações de gênero na escola contribuindo para o que está estabelecido na LDB, assegurando o pleno desenvolvimento do educando como pessoa humana e primando pelo que a Constituição Federal (1988) estabelece ao ter como objetivo fundamental a promoção do bem de todos, sem preconceitos.

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